Um jogo de estratégia que ajuda na concentração, na memória e no aprendizado, também é disciplina nos anos iniciais de duas escolas integrais do município de Tremembé, abrangendo cerca de 200 alunos. Atualmente 180 alunos que praticam a modalidade participam de competições com frequência. A próxima acontece neste sábado (19): a terceira etapa do Circuito Vale-Paraibano de Xadrez, em São José dos Campos. No total 125 alunos da rede municipal de Tremembé vão para a competição com o suporte da Secretaria Municipal de Educação, que assume os encargos das inscrições, transporte e alimentação.
A Maria Eduarda da Silva Marçal, de 14 anos, é aluna do 9º ano da EMEF Jeronymo e é considerada um destaque na competição. Ela está treinando muito para o desafio deste sábado. “A gente aprende muita coisa sobre xadrez participando das competições. Jogo xadrez desde o ano passado e me ajuda muito o psicológico”, explica Maria Eduarda. A escola vai enviar 16 alunos do ensino fundamental 1 e 2 para a competição.
“Atualmente, temos o treinamento de xadrez disponível em 10 escolas durante o contraturno, e contratamos professores através de processos seletivos para ministrar esses treinamentos. Desde 2022, Tremembé se tornou anfitrião de uma das etapas do Circuito Vale-Paraibano. Neste ano, tivemos a honra de sediar a primeira etapa da competição”. detalha a secretária de Educação, Daniela Renó
O começo
A escola que envia mais competidores para o circuito-vale paraibano de xadrez é a EMEF José Innocêncio com 30 alunos. Nesta Unidade da rede municipal existe um programa de estímulo ao xadrez realizado desde 2017. A escola ganhou campeonato do Sesc em 2018 e 2019 e o circuito vale-paraibano em 2018, 2019 e 2022.
“Há uma conscientização da importância pedagógica do esporte, que traz resultados significativos em notas, comportamento e melhoria da qualidade do ensino”, diz o diretor da EMEF José Inocêncio, Carlos Danilo Barbosa.
Inspirada pelo êxito da EMEF José Inocêncio, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu um projeto que expandiu o ensino de xadrez, incorporando recursos para torná-lo uma atividade eletiva na Rede a partir de 2022.