Tremembé apresenta a experiência de implantação do programa COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM no “II Encuentro Internacional de Comunidades de Aprendizaje” em Bogotá, Colômbia

A convite da Natura da Colômbia, a Secretária de Educação, Cristiana Mercadante Esper Berthoud, viajou acompanhada de técnicas do Instituto Natura do Brasil para participar do Encontro Internacional que aconteceu em Bogotá no dia 26 de maio.

Tremembé foi convidada a representar o Brasil, pois entre todas as cidades brasileiras que já contam com o programa Comunidade de Aprendizagem, nosso município orgulhosamente foi o primeiro a implantar o programa simultaneamente em todas as escolas de Ensino Fundamental.

O evento reuniu aproximadamente 230 pessoas, entre pesquisadores de universidades da Colômbia, educadores, gestores, membros de instituições filantrópicas e representantes dos governos municipais e estaduais, além de convidados do Brasil e do Peru.

O objetivo do evento foi o compartilhamento das experiências com o programa, criado na Espanha e estudado amplamente por países da Comunidade Européia. Devido ao comprovado êxito do programa em melhorar a aprendizagem dos alunos em inúmeros países, a Natura está patrocinando, junto a parceiros locais, a implantação em oito países da América do Sul.

A experiência de Tremembé foi apresentada durante 60 (sessenta minutos) pela Secretária de Educação, e contou com uma exposição de slides e um vídeo feito em nosso município com o testemunho de nossos alunos, professores, diretores e familiares. O público participou com inúmeras perguntas e a iniciativa de implantarmos em todas as escolas simultaneamente causou grande repercussão, ao ponto de outros municípios da Colômbia mostrarem interesse em acompanhar nossa evolução e reproduzir nossa experiência.

“Foi um orgulho podermos apresentar a experiência muito bem sucedida em nossa cidade. O vídeo, em especial com a participação de nossos alunos e familiares, provocou grande admiração no público. Em menos de um ano o programa já envolve quase 1.500 alunos participando de Tertúlias literárias e Grupos Interativos semanalmente, o que vem provocando grande avanço em nossas escolas. Os voluntários e os familiares, em especial aqueles que atuam nas Comissões Mistas, responsáveis pela realização dos sonhos de cada escola, têm feito uma diferença grande na gestão das escolas e no dia a dia da Rede Municipal de Ensino”. – Cristiana Berthoud

Para o prefeito Marcelo Vaqueli que vem acompanhando de perto os grupos e as Tertúlias nas escolas, foi “…uma grande oportunidade de nossa cidade poder mostrar o grande esforço que temos feito na área de Educação. Acreditamos muito nesse projeto, temos apoiado integralmente as iniciativas da Secretaria de Educação, o empenho das escolas e agradecemos ao voluntários e familiares que tem engrandecido e favorecido a melhora da qualidade da educação em Tremembé. Agradecemos ao Instituto Natura por esta parceria, tornando possível que nossas escolas tenham se transformado em Comunidades de Aprendizagem.”