Secretaria Municipal de Educação promove curso de formação para equipe da Educação Infantil com especialista de escola de excelência de SP

A Secretaria Municipal de Educação trouxe para Tremembé um curso ministrado por uma das mais prestigiadas escolas do Brasil – a Escola da Vila – responsável pela formação e assessoria de escolas privadas e públicas em todo o país. A iniciativa faz parte de um processo de reestruturação da Educação Infantil em nosso município.

Para a coordenadora da Educação Infantil da SME, Denise Bassini, “O curso veio preencher uma lacuna nos estudos que a equipe gestora e professores da Rede vem fazendo desde o ano passado para melhorar significativamente o currículo e a prática pedagógica de toda a Educação Infantil… a escolha da Escola da Vila foi fundamental para garantir a atualização teórica e didática de nossa formação, pois é um trabalho de qualidade internacionalmente reconhecida. Foi um grande avanço em nosso trabalho!”

Nos dias 9, 16 e 30 de maio, a escola CEI Anna Monteiro Pereira abrigou o curso de formação para os diretores, coordenadores pedagógicos e professores da Educação Infantil, oferecido pela Rede Municipal de ensino. O curso foi ministrado por Juliana Karina Oliveira do Centro de Formação da Escola da Vila com os temas Matemática na Educação Infantil e Leitura e Escrita na Educação Infantil.

A formação veio complementar um período de reformulação do currículo na Educação Infantil e atender às solicitações de educadores comprometidos em melhorar cada vez mais o ensino público do nosso município. Participaram desta formação 50 (cinquenta) pessoas.

O curso proporcionou, entre outros conhecimentos, a conscientização sobre uma prática em sala de aula com intervenções pontuais do professor, momento primordial da atuação do docente, fazendo com que os educandos reflitam sobre o processo de leitura e escrita e na aprendizagem em matemática.

Abaixo seguem os depoimentos de algumas educadoras que participaram do curso:

“O curso contribuiu muito à minha prática em sala de aula. Trouxe reflexão e reafirmou uma prática na qual eu acredito, que é o professor como um facilitador, que provoca situações em que as respostas não vêm prontas, mas que os alunos têm a oportunidade de buscá-las, errando, acertando, discutindo sobre as hipóteses dos colegas e chegando a conclusões.”

(Profª Kátia Mendonça de Almeida)

“Vimos a importância de valorizar a infância, aliando a brincadeira `a aprendizagem. É brincando que a criança de 0 a 5 anos adquire conceitos que irão facilitar não apenas o envolvimento cognitivo, mas também o desenvolvimento do indivíduo como um todo. O curso também veio ao encontrou da nossa prática, reforçando ainda mais o nosso trabalho na Educação Infantil de Tremembé”.

(Profª Maria Aparecida Santos de O. Lima)

“As práticas que a formadora propôs no curso são passiveis de serem colocadas em prática, pois não exigem recursos materiais e sim apenas a nova mudança de postura em sala”.

(Profª Renata S. Colombo)

“Os cursos de Matemática e Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil realizados pela formadora Juliana da Escola da Vila foram muito enriquecedores, levando-nos a refletir sobre nossa prática em sala de aula. As propostas apresentadas, além de reforçarem muitas das experiências que já fazem parte da nossa Educação Infantil, trouxeram sugestões de atividades que valorizam todos os momentos de aprendizagem, incentivando de forma significativa a participação dos alunos em todos eles, possibilitando às crianças a efetiva construção do conhecimento. Práticas que certamente contribuirão para uma melhor qualidade do ensino”.

(Profª Maria Cláudia Amaral)

2 3 4

Notícias Relacionadas

Mais recentes