A monkeypox, varíola dos macacos ou varíola símia é uma doença causada pelo monkeypox vírus, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, que já está presente em diversas cidades da nossa região, e a sua transmissão pode ocorrer por meio de contato com animais silvestres ou pessoas infectadas pelo vírus e objetos contaminados.
O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da monkeypox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.
Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas. As erupções na pele geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem. O número de lesões em uma pessoa pode variar de algumas milhares de lesões. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, olhos, órgãos genitais e no ânus.
SINTOMAS:
- Febre
- Dor de cabeça
- Náusea
- Exaustão
- Cansaço
- Ínguas (que pode aparecer no pescoço, na axila e na região perigenital)
TRANSMISSÃO:
A principal forma transmissão da varíola dos macacos ocorre por contato direto com pessoa já infectada (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias.
PREVENÇÃO:
A varíola é uma doença viral causada pelo vírus MONKEYPOX, que não tem nada a ver com os macacos (ANIMAIS). Como o vírus foi identificado primeiro na espécie, ficou conhecida como VARÍOLA DOS MACACOS.
ATENÇÃO!
Em Tremembé, o nosso PRONTO ATENDIMENTO (P.A) está preparado para casos da doença. Fique atento e, em caso de sintomas ou dúvidas, procure imediatamente o atendimento médico!