Horto municipal de Tremembé vai receber Praça de Exercícios do Idoso

O Horto Municipal vai ganhar uma Praça de Exercícios do Idoso. Convênio este, assinado na quarta-feira, dia 28, entre a Prefeitura de Tremembé e o Governo do Estado, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O convênio no valor de R$ 15 mil foi assinado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do município Andrea Vaqueli junto com a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado Lu Alckmin.

Depois de pronto, o novo equipamento irá beneficiar diretamente milhares de idosos residentes na cidade. Implantada a partir de um projeto doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado pelo pesquisador Egídio Lima Dórea, a Praça de Exercícios do Idoso surgiu com a proposta inicial de prevenir quedas entre os idosos. Isso seria possível, com a oferta de locais adequados e especialmente projetados para a prática de exercícios físicos por pessoas de idade mais avançada. Estudos revelam que a queda representa a principal causa de morte por acidente na população idosa do país. A prática regular de exercícios físicos em equipamentos específicos melhora o equilíbrio, fortalece a musculatura e aumenta a flexibilidade muscular dos idosos.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tremembé enfatizou a importância da Praça para a vida da população. “Além dos benefícios para o corpo, que são numerosos, também temos os benefícios para a alma. Daqui os nossos idosos sairão fortalecidos em vários sentidos, no físico e no social, já que é um lugar também de convívio, diálogo e troca de experiências”, destacou Andrea Vaqueli.

A Praça de Exercícios do Idoso será composta de estações com placas auto explicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção. São elas:

– Estação Barras Paralelas – facilita a marca e melhora o equilíbrio; – Estação Senta-Levanta – para o fortalecimento de membros inferiores e facilitação de deslocamentos;

– Estação Rampa-Escada – aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento;

– Estação Ergometria – que melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas;

– Estação Placa Giratória – que melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço;

– Estação Escada para Dedos – que melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.