O Santuário Basílica Menor do Senhor Bom Jesus de Tremembé e o Carmelo da Santa Face e Pio XII são dois exemplos de edificações históricas e de fácil acesso, que demonstram a força da fé popular na Estância Turística de Tremembé.
A justificativa para o título de Estância Turística ocorre pelo valor histórico dessas manifestações culturais preservadas pela comunidade e também pela sociedade civil organizada.
A vocação para o Turismo Religioso também está comprovada em uma vasta programação cultural. E quem passa por Tremembé, além de conhecer esses endereços de valor histórico e cultural também encontra grande oferta de opções gastronômicas instaladas no Centro Histórico.
Por isso, para o feriado prolongado do dia 12 de outubro, são opções no município:
Carmelo da Santa Face e Pio XII
Das 8h até às 17h, de segunda a domingo, é possível visitar o Memorial da Madre Carminha e conhecer melhor a obra, vida e objetos que a ela pertenceram. No espaço há também uma “Sala dos Milagres”, com relatos de feitos creditados à Madre Carminha. Além da Capela Mortuária, que abriga os restos mortais da hoje Venerável (estágio em que se encontra junto ao processo de canonização no Vaticano) Madre Carminha no interior da Igreja do Mosteiro.
Endereço: rua Pio XII, nº 48. Vila Nossa Senhora da Guia.
Santuário Basílica Menor do Senhor Bom Jesus de Tremembé
O Santuário vai celebrar missa e procissão, às 18 horas, no dia 12 de outubro, pelas ruas no entorno da Basílica.
Endereço: Praça Padre Luiz Balmes, sem número. Centro Histórico de Tremembé.
Festa do Pai Eterno
Acontece nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro, no bairro do Padre Eterno. Dia 12 de outubro, com apresentação do coral do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Dia 13 de outubro, show após a missa das 19h30. Dia 14 de outubro, após a missa das 19h30, bingo. Dia 15 de outubro, após meio-dia, apresentação da Orquestra de Violas Itaboaté e apresentação de capoeira Ginga Brasil.
Endereço: R. Ernesto Narezi, nº 3, bairro Padre Eterno.
Festa de São Judas Tadeu
Nos dias 26, 27 e 28 de outubro, acontece a Festa de São Judas Tadeu com quermesse e bingo após às 19h30.
Endereço: rua Monsenhor Joaquim Ferreira Xavier, nº 71, bairro Jardim Maracaibo II.
Atrativos turísticos religiosos por características históricas e arquitetônicas:
Igreja do Berizal
Construída no início do século 20 pelos monges Trapistas, ordem religiosa que ensinou os Piraquaras (ribeirinhos) a arte do plantio do arroz. A igreja do Berizal tem uma arquitetura diferenciada. Em especial, pelos anjos em seu telhado. A localização em meio às plantações e à antiga chaminé que se destaca na paisagem (também vestígio do espírito empreendedor Trapista) hoje, a estrada de seu acesso integra o Circuito Trapista de Cicloturismo.
Endereço: Estrada Municipal Laurindo de Paula, Bairro do Berizal. Acesso pela rodovia Pedro Celete e por meio de ingresso à altura da estrada municipal Vicente Mancastropi.
Bica da Água Santa
Um monumento que representa a força dos relatos que ainda hoje pertencem à tradição oral regional. Conta-se que uma fonte de água natural surgiu aos pés de uma imagem do Bom Jesus encontrada em uma cabana no local onde se encontra construída a igreja. Essa narrativa lendária tem sido transmitida por gerações como explicação para o surgimento da imagem do Senhor Bom Jesus de Tremembé instalada no interior do Santuário Basílica Menor do Senhor Bom Jesus de Tremembé.
Endereço: Praça Padre José Couto, com acessos pela rua Don Chautard (ao lado da Basílica) e rua Monsenhor Amador Bueno.
Bica da Glória
Bica d’água desativada (sem circulação de água potável), com pequena capela dedicada à Nossa Senhora da Glória belamente decorada e de fácil acesso ao público localizada na avenida Luiz Gonzaga das Neves (praça da Bica da Glória), no Bairro Nossa Senhora da Glória.
Saiba mais sobre a história da Estância Turística de Tremembé em:
AUDRÁ, Arthur. Maristela: o convento da Trapa. Rio de Janeiro, RJ: Livraria
José Olympio Editora, 1951. 158 páginas.
MANFREDINI. José Eduardo. A colmeia da Trapa: os monges trapistas e os
trabalhadores em Tremembé -SP (1904-1931). Monografia. Departamento de
Ciências Sociais e Letras. Universidade de Taubaté. Taubaté, SP. 2011. 81 páginas.