Capacitação do Programa Município VerdeAzul

Ocorreu, em 22 de março de 2017, no município de São Luiz do Paraitinga, a primeira das capacitações técnicas para o Ciclo 2017 do Programa Município VerdeAzul – PMVA, realizado e incentivado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Esteve presente no evento, representando a Prefeitura, o Diretor de Meio Ambiente, Eng. Eduardo Miralha Rodrigues, interlocutor da Prefeitura de Tremembé no PMVA. O objetivo de tal capacitação foi apresentar aos interlocutores a nova metodologia de classificação e apresentação dos resultados e programas desenvolvidos para as 10 Diretivas propostas, salienta-se que as diretivas também sofreram alterações, sendo as seguintes para o atual ciclo: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Foi explanado pelo Sr. José Walter Figueiredo Silva, Coordenador do PMVA, e pela Sra. Dione Pradella, técnica responsável por assessorar a região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, que a partir do ciclo 2017 o objetivo do programa é voltar as suas origens, valorizando ações de gestão ambiental municipal contínuas, assim como ações de pró-atividade do município, através de projetos e programas que não façam parte do rol de ações das diretivas, mas que causam impactos positivos no ambiente local. Mencionou-se, ainda, que políticas locais integradas entre municípios regionais vizinhos serão valorizados, favorecendo uma gestão regional e programas que abranjam a região e não somente soluções locais.

Por fim, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tremembé, ante as novas regras e diretivas do PMVA, visa se envolver ainda mais com o Programa Município VerdeAzul, tendo como meta não só obter o selo de Município VerdeAzul, como também, mas principalmente, melhorar ainda mais a gestão ambiental do município, através de políticas públicas, projetos e programas que envolvam a comunidade, as entidades públicas e privadas da cidade e também os demais setores da administração pública, como o objetivo fim de melhorar a qualidade de vida da nossa população.

5e16ecc6-1eb6-4a69-b94b-610ed11d1a78 418ed1c3-423a-4169-a93a-ed70a79afcbb 963e878d-6e51-4b98-ae00-bc8b6d9afa4a