1º Encontro dos Voluntários da Rede Municipal é um sucesso

Neste último dia 04 de outubro, cerca de 60 voluntários que atuam nas escolas da rede municipal se encontraram para uma manhã muito especial.

O evento promovido pela Secretaria de Educação aconteceu na escola Ernani Giannico, das 8h às 11h, e teve por objetivo promover uma interação entre os voluntários, provocar reflexões sobre o projeto de voluntariado e, principalmente, valorizar o trabalho deles.

Os voluntários são pessoas que disponibilizam parte de seu tempo para participar, opinar e auxiliar no cotidiano das escolas. São pais, avós, familiares, professores, alunos, ex-alunos e membros da comunidade em geral, que atuam em diversas atividades como apoiar o trabalho dos alunos em sala de aula, organizar bibliotecas, mediar encontro com os pais, cuidar de hortas e jardins entre outras ações.

Os voluntários compartilharam de um café da manhã especial, participaram de uma dinâmica de acolhimento e apresentação divertida, assistiram e comentaram um vídeo sobre o voluntariado e depois iniciaram as mesas de trabalho. As mesas de trabalho reuniram voluntários de escolas diferentes a fim de pensarem alguns temas pertinentes ao cotidiano escolar. Muitas ações práticas foram sugeridas e discutidas.

Todos os participantes receberam um cartão fidelidade. Com ele, o voluntário receberá um carimbo por cada ação trabalhada na escola, como uma forma de fortalecer o vínculo dele com escola.

“Eu gostei muito de participar desse encontro, me senti valorizada, lembrada e importante. O cartão fidelidade me motivou a ajudar ainda mais. Julgo necessário esse encontro com outros voluntários para perceber que outras pessoas estão se importando com nossa educação” declarou Ana Carolina Pacheco, voluntária na escola Educação Infantil Prof.ª Nair de Mattos Queiroz.

Ao final da formação, todos os participantes receberam também um certificado.

O condutor desse encontro foi o professor e coordenador de projetos da Secretaria de Educação Victor Narezi que ficou emocionado com a participação dos voluntários:

“O nosso dia a dia é tão corrido e conturbado que, muitas vezes, deixamos de lado esses pequenos gestos que fazem tanta diferença. Essas pessoas são muito especiais, se dispuseram a saírem de suas casas em plena manhã de sábado chuvosa para, simplesmente, pensar e fazer o bem. Fiquei emocionado com a entrega e com a dedicação de todos os voluntários, e torço para essa campanha se espalhe e atinja mais e mais pessoas. Só assim, de mãos dadas, nossa educação chegará a algum lugar”.

Cristiana Berthoud, Secretária de Educação, afirma que fará de tudo para que, cada vez mais, a família participe da educação de nossos alunos e que essa campanha, “Seja um Voluntário da escola”, já faz parte das estratégias para melhorar o processo educacional do município.

DSC07768 DSC07774 DSC07780 DSC07785 DSC07789 DSC07802 DSC07807 DSC07808 DSC07816 DSC07822 DSC07830 DSC07890 DSC07891 DSC07892 DSC07893 DSC07897 DSC07928